Bem, eu acho que todos sabem que o primeiro passo para fazer um projeto é cadastrar o imóvel, mas como assim cadastrar? Oraas, pegando uma trena (qualquer coisa que possa usar para medir) e medindo CADA PEDACINHO do imóvel, tudo, tudo mesmo se você quer um resultado legal, um exemplo são as vigas que ficam aparente, os pilares que saem um pouco das paredes, pontos de tomadas e hidráulicos (sempre até o eixo), altura de janela e dimensões, e por aí vai, pode ser que não use tudo, mais é muito útil, porque assim não precisa voltar no lugar várias vezes.
Para a cliente que citei no post anterior, fiz o cadastro de tudo e terminei a planta baixa. Depois fiz 3 propostas, o mais difícil foi achar um layout legal para o living e a cozinha, já que a mesma é aberta para o living (cozinha americana) e a forma do living não ajuda muito, foi um verdadeiro quebra-cabeça. Para esse tipo de cozinha é bom caprichar, ousar mais, usar cores, escolher um revestimento legal que seja tendência( nos móveis é legal laminados de madeira, laminado parecido com chapa de aço, ou laminados com cores vintages, até mesmo o vidro laqueado com a cor desejada, e para as paredes há variados tipos de cerâmica, pode ser porcellanato, ladrilho hidráulico, e etc.), pois será um lugar bastante visível, e precisa de um certo Glamour, além de ter que entrar em harmonia com o restante dos móveis da sala.
Ousadia do amarelo |
Tons sóbrios |
Contemporâneo |
Clean, tons de cinza e branco, as cores ficam nos utensílios |
Este apartamento tem 2 quartos, um é suíte. A suíte será do casal, e o outro dormitório será para visitas e servirá de home office. Também fiz duas propostas. O ideal é que tenha várias maneiras de decorar, assim o cliente, ou você mesma que pretende decorar um ambiente, pense bastante na forma final para dispor os móveis, lembrando que precisa ser visto a necessidade do cliente, ex.: Se ele tem muitas revistas, é bom ter um armário bonito e que guarde as revistas de uma forma que fique não fique uma bagunça, que pode ser visto ou "escondido".
Aparador para livros e revistas |
Depois de feito o projeto, e o cliente der o OK, podemos partir para a reforma.
Enquanto realiza o quebra-quebra e a bagunça, pode ir já vendo o orçamento dos móveis, é importante ter de várias empresas, e lembrando, nem sempre o mais barato é o melhor, observe o acabamento e o prazo de entrega, as vezes o barato sai caro (clichê).
Na obra:
Comece sempre pelo gesso: Se você está pensando em "rebaixar" o teto para pôr uma iluminação legal, ou colocar sancas, decida primeiro, para depois decidir a pintura, pois depois que está pintada a parede, o gesso pode estragar, sempre respinga, e será necessário fazer um retoque.
DICA: As formas de usar o gesso são variadas, as que estão mais em alta são os rebaixos com negativos (o teto parece flutuar) e/ou sancas largas, sem muito "fru-fru", as mais bonitas e elegantes são as mais simples. Less is More.
Aproveitamento da iluminação no gesso em negativo |
Sanca com linhas simples, pode ser desta forma teto e parede, ou somente na parede |
Aproveitando a sanca para fazer o cortineiro, absorva esta dica! |
Depois ou simultaneamente poderá trocar o revestimento, e só depois a pintura.
Post grande, isso que dá não atualizar regularmente, espero que gostem!
Mais no próximo post!!
Beijooos
Cecillia Reis